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- Categoria: Eventos Farmacêuticos
- By Fábio Reis
Iniciativa itinerante leva conhecimento sobre o Transtorno e fomenta um ambiente inclusivo nas escolas
A Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) realiza, neste sábado, dia 26 de abril, a terceira etapa do projeto TDAH Levado a Sério na Escola. Pela primeira vez na região Norte, o encontro reunirá professores e educadores do Ensino Fundamental 1 e 2 das escolas municipais, estaduais e privadas da capital paraense, profissionais que muitas vezes notam, inicialmente, as severas dificuldades de atenção que dificultam a aprendizagem em crianças e adolescentes. A ação da ABDA, com o apoio da Apsen, tem como objetivo oferecer informações corretas sobre TDAH para professores, coordenadores e educadores, além de ampliar o conhecimento das práticas do transtorno no ambiente escolar.
“A ideia do projeto itinerante é difundir informações corretas sobre TDAH em todas as esferas da educação – seja na rede municipal, estadual ou particular. No Brasil, diferentemente do que acontece nos países de primeiro mundo, muitos alunos enfrentam desafios no aprendizado e desenvolvimento pleno devido à falta de informações sobre TDAH. Não há como pensar em educação inclusiva sem considerar que cada aluno aprende em seu próprio ritmo de aprendizagem. As escolas podem, precisam e devem estar capacitadas para identificar os potenciais sinais de TDAH, oferecer suporte pedagógico para professores, alunos e seus familiares. Somente assim, esse contingente de crianças e adolescentes poderá, a partir do diagnóstico e tratamento corretos, ser realmente percebido como sujeitos da inclusão e da cidadania”, explica Iane Kestelman, psicóloga e presidente voluntária da ABDA.
O cenário do TDAH no Brasil
Mais associado ao desenvolvimento infantil, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) pode afetar até 6 % da população. Trata-se de um distúrbio neurobiológico, de causas genéticas, caracterizado por três sintomas principais: desatenção e hiperatividade e impulsividade O TDAH também afeta adultos. Graças ao reconhecimento crescente do transtorno, houve um aumento no número de diagnósticos em indivíduos acima dos 44 anos, faixa na qual a prevalência chega a 4%. De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o TDAH é amplamente reconhecido pelos especialistas e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um problema de saúde pública. Mesmo assim, a falta de políticas públicas, o estigma e a dificuldade de diagnóstico ainda mantêm a maioria das pessoas sem acesso ao tratamento correto. Neste sentido, reconhecer os sintomas, procurar profissionais de saúde capacitados, especialmente, um médico para ter acesso ao diagnóstico são questões fundamentais para ter acesso ao tratamento adequado. A jornada da pessoa com TDAH esbarra em outra questão. Especialistas, parlamentares, autoridades em saúde e associações de pacientes discutem a regulamentação da LEI Nº 14.254, que prevê acompanhamento integral ao paciente desde o diagnóstico até o apoio terapêutico. Apesar disso, o protocolo de atendimento no SUS ainda requer ajustes, especialmente quanto à dispensa de medicação, que contraria recomendações internacionais. Na maioria dos casos, a medicação é essencial para a melhora dos sintomas do TDAH.
Sobre a ABDA
Fundada em 1999, presidida voluntariamente pela psicóloga clínica, Iane Kestelman, mãe de dois filhos com TDAH, a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) é uma associação de pessoas com TDAH, sem fins lucrativos, com o objetivo de disseminar informações científicas sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). A entidade também atua para capacitar profissionais de saúde e educação, além de oferecer suporte a pessoas com esse Transtorno e a seus familiares em todo o Brasil. Com foco nas pessoas com TDAH, a ABDA trabalha para garantir inclusão e cidadania plena de todas os indivíduos com TDAH no Brasil, ampliando a educação e o conhecimento da população e da sociedade sobre o assunto. Tanto para os profissionais de saúde ou de educação, a meta é sempre a mesma: oferecer capacitação para que cada vez mais o transtorno possa ser identificado, diagnosticado e tratado corretamente.
Sobre o TDAH Levado a Sério
O objetivo do projeto TDAH Levado a Sério é promover a conscientização do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), combatendo o preconceito e a desinformação. Dentro do projeto, temos a iniciativa do TDAH Levado a Sério na Escola, uma ação que tem como missão disseminar informações relevantes para os educadores e a comunidade escolar, valorizando o papel fundamental do educador e da escola na jornada dos alunos com o transtorno. Um ambiente preparado beneficia não só o aluno com TDAH, mas melhora a dinâmica de toda a sala de aula, promovendo a harmonia e o engajamento.